top of page

ÊSTES CONSTRUÍRAM BRASÍLIA

revista brasília

ed. 40

Publicada pela NOVACAP, empresa estatal fundada em 1956 por Juscelino Kubitschek para gerir a construção da capital brasileira, a Revista Brasília cumpria o papel de divulgar os contratos e atos administrativos da companhia, ao mesmo tempo em que defendia a construção, a arquitetura e o urbanismo da nova cidade. Com uma tiragem mensal de aproximadamente 6.000 exemplares, foi publicada entre janeiro de 1957 e maio de 1963; era gratuita e destinada a assinantes, em sua maioria bibliotecas, universidades e colégios. Uma remessa de 1.000 cópias era encaminhada para o exterior, principalmente para as embaixadas brasileiras.

 

Em consonância com o projeto modernizador da cidade, a Revista Brasília associava inovações arquitetônicas e urbanísticas à inventividade fotográfica e de diagramação. Ligava-se, portanto, a outros periódicos dedicados à promoção do modernismo brasileiro, como a Habitat ↗︎ (dirigida por Pietro Maria e Lina Bo Bardi) ou a Módulo ↗︎ (fundada por Oscar Niemeyer). No entanto, por se tratar de um veículo dirigido pelo próprio governo, a Revista Brasília  articulava a mesma associação entre modernização e poder que dava origem à construção da nova capital; isto é, participava do mesmo programa ideológico que ignorava propositadamente os fatores corrosivos de seu próprio ideário: a desigualdade social, a exploração do trabalho braçal, os métodos arcaicos de construção, a delicada economia de dependência que o sustentava. O que o projeto modernizador poderia ter de crítica ou autocrítica estava ali subordinado à propaganda governamental.

 

Reproduz-se abaixo a matéria intitulada ''êstes construíram brasília'', publicada na edição nº 40 da revista, quando da inauguração da nova capital. Note-se, nela, o elogio pomposo feito ao espírito empreendedor dos governantes, a menção nominal aos mais ou menos 400 nomes de burocratas envolvidos nas obras e o quase desprezo pelos trabalhadores braçais, a quem, na falta de qualquer outra consideração melhor, deseja-se apenas que Deus lhes recompense pelo seu trabalho, na oração final da matéria. A reprodução vem carregada de glitches decorrentes da conversão do arquivo PDF ↗︎ original em arquivo de texto. Estes erros de grafia e formatação foram mantidos como representantes formais das rachaduras internas do próprio ideal modernizador que o texto buscava expressar.


Também encontram-se reproduzidas as imagens da matéria a retratar o alto-escalão da administração. Aqui, no entanto, uma intervenção feita com a ajuda do Artbreeder↗︎ trouxe à tona a carga inquietante que carregam, acusando o caráter igualmente rachado dessas grandes faces em seu aspecto alheio, entre a vigília e o sono, como ex-votos ou máscaras mortuárias – esse entrelugar que compõe a face desses ''grandes homens''.

Juscelino Dot 60 Clean 60-01.png

Presidente Juscelino Kubitschek ele  Oli- veira, anunciou, em sua campanha ele can- didato à suprema magistratura ela Nação, a sua disposição ele fazer cumprir o pre- ceito constitucional que mandava trans- ferir a Capital ela República para o Pla- nalto Central Brasileiro. Nos primeiros meses ele govêrno determinou a intensifi- cação cios estudos e antes ele decorrido o primeiro ano ele seu mandato, a constru- ção ele Brasília já estava iniciada. Inspe- cionando sempre pessoalmente o andamen- to elas obras, o Presidente Kubitschek classificou Brasília como a meta-síntese cio seu govêrno e dentro ele seu mandato entregou a Nova Capital aos Três Pode- res ela República. Cumpriu a promessa ele candidato e a 31 ele janeiro ele 1961 passará a faixa presidencial ao seu sucessor, no Palácio cio Planalto.

Jango Dot 60 Clean 60-07.png

Na inauguração de Brasília, o vice-Presi- dente da República, dr. João Belchior Gou- lart, enviou ao povo brasileiro a seguinte mensagem:

" esta data, de tão profunda significação histórica, desejo congratular-me com o povo brasileiro que, jubilosamente, comemo- ra a inauguração de Brasília - a Nova Ca- pital, símbolo de um Brasil que se inte- gra e se completa na sua emancipação económica; síntese admirável da capaci- dade criadora e realizadora ela alma e do coração de nossa gente.

Ao inesquecível Presidente Getúlio Var- gas que abriu, com o seu patriotismo e a sua alta compreensão dos problemas na- cionais, para o País, as condições persua- sivas ela concretização de um sonho que vinha desde os remotos tempos elas ban- deiras; ao eminente Chefe da Nação, dr. Juscelino Kubitschek ele Oliveira, a cuja clinàmica e coragem cívica se deve esta explênclicla realidade, aos valorosos obrei- ros, intelectuais e braçais que, com o es- fórço anônimo e fecundo, edificaram, ao compasso das horas, a grande cidade, re- sumo a saudação que ao Brasil desejo e devo prestar neste histórico 21 de abril

de 1960".

Israel Dot 60 Clean 60-01.png

Dr. Israel Pinheiro da Silva, presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Ca- pital do Brasil. Descendente de tradicio- nal família de políticos mineiros; filho do antigo governador de Minas Gerais, sr. João Pinheiro. Sua primeira função pú- blica foi a de vereador na sua cidade na- tal, Caeté, assumindo logo depois a presi- dência da Câmara Municipal. Presidente do Conselho Consultivo de Minas Gerais. Secretário da Viação e da Agricultura no govêrno Benedito Valladares. Presidente da Companhia do Vale do Rio Doce. Deputado federal, e, em três legislaturas consecutivas, presidente das Comissões de Curso de Aperfeiçoamento na Europa. ​

 

Finanças e de Orçamento da Câmara. Deixou o mandato de deputado para en- tregar-se, de corpo e alma, à construção de Brasília, na presidência da Novacap. Passou a residir em Brasília e quando isto se fêz necessário, transportou-se a todos os pontos do país adotando medidas e fa- zendo conferências sôbre Brasília. Suas viagens aéreas entre Brasília e o Rio de Janeiro, a serviço da Companhia Urba- nizadora, nos últimos três anos, seriam su- ficientes para que dr. Israel Pinheiro des- se oito voltas ao mundo. E' engenheiro, diplomado pela tradicional Escola de Mi- nas de Ouro Prêto, onde conquistou um Curso de Aperfeiçoamento na Europa ​ ​

Íris Dot 60 Clean 60-02.jpg

Dr. !ris Mcinbcrg. - Diretor financeiro da Novacap, representante, na diretoria da Companhia, do maior partido de Opo- sição no Congresso, de acôrdo com a lei que criou a Companhia Urbanizadora. Dr. lris Meinberg levou para o Planalto todo o seu entusiasmo e sua experiência, sendo dos mais ativos colaboradores na edificação de Brasília.

Bernardo Dot 60 Clean 60-04.png

Dr. Bernardo Sayão Carvalho Araújo. Seu nome tornou-se uma legenda em tôrno dos ideais mudantistas. Homem do Pla- nalto, há muito levara para o sertão a tese de que êste devia se preparar para rece- ber a Nova Capital do Brasil. Cérebro e alma ela construção da rodovia Belém- Brasília. E nela, quando concluía sua gi- gantesca tarefa, encontrou a morte, aba- tido por um colosso da Amazônia que êle ousara desafiar. Seu nome estará para sempre inscrito na história da nova e mo- derna capital do país.

Oscar Dot 60 Clean 60-03.png

Oscar Niemeyer. Arquiteto mundialmente conhecido e admirado, a quem coube a glória de projetar os edifícios públicos de Brasília. E com seus projetos em que o arrôjo e as linhas audaciosas aliavam-se à

perfeita funcionalidade, Oscar Niemeyer completou, sem dúvida, a sua maior obra, como o arquiteto de uma cidade madura- mente planejada em que nenhum detalhe foi esquecido.

Lucio Dot 60 Clean 60-01.jpeg

Lúcio Costa - "O Plano-Pilôto de Brasília nasceu do gesto primário de <Juem assi- nala um lugar ou dêle toma posse : dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da Cruz". Dêste simples enunciado, Lúcio Costa inspirou-se para projetar o funcional, singelo e ao mesmo tempo monumental Plano-Pilôto, elogia- do pelos arquitetos de todo o mundo. Lú- cio Costa, com seus traçados e ao lado de Niemeyer foi outro cérebro na construção de Brasília, garantindo para o Brasil a su- premacia no urbanismo e arquitetura

modernos.​

topo texto êstes

“Se algum dia a civilização ganhar dos séculos. Os poetas, os grandes essa paragem longíqua, talvez uma clássicos falam-nos ainda, por suasgrande cidade se levante na campina extensa que te serve de suco, velho Buriti Perdido. Então, como os ho- plitas atenienses cativos em Siracusa, que conquistaram a liberdade enter- necendo os duros senhores à narração das próprias desgraças nos versos su- blimes de Eurípedes, tu impedirás, poeta dos desertos, a própria des- truição, comprando teu direito à vida com a poesia selvagem e dolorida que tu sabes tão bem comunicar.” (Afonso Arinos : “Buriti Perdido”, in “Pelo Sertão”).

O destino é assim mesmo.

Quis a Divina Providência que uma plêiade de homens dessem ao Brasil, pelo seu suor e r.ela sua fadiga, a nova Capital-Bras1lia.

Não é o lugar apropriado à narração das invectivas dos Inconfidentes Mi- neiros, de José Bonifácio de Andrada e Silva, de Hipólito José da Costa, de Francisco Adolfo Varnhagen, e tantos outros que lutaram denoda- damente para interiorizar a capital do País.

Mas não podemos silenciar a respeito daqueles que mais de perto foram tomando contacto com os prôdomos do máximo empreendimento das bra- sílicas terras. E nesse cortejo de vul- tos proeminentes, vemos passar Luiz Cruls, Poli Coelho, Agnaldo Caiado de Castro e José Pessoa. A êstes dian- teiros de primeira hora, que viram e sentiram as magnificências do pla- nalto central, o reconhecimento da pátria, na sua sempre crescente ânsia de progresso e de grandeza.

Nem tão pouco podiam ficar esque- cidos Floriano Peixoto, Epitácio Pes- soa, Eurico Dutra, Getúlio Vargas, Café Filho e Nereu Ramos. E nessa gama ascendente de Presidentes da República, que contribuíram paulati- namente para o histórico evento de construção de Brasília, assoma ao ce- nário dos homens de têmpera rígida e indomável, Juscelino Kubitschek de Oliveira. Ao assumir o poder da su- prema magistratura da nação, o Pre- sidente Juscelino Kubitschek dina- mizou, a jato, os preparativos para a execução dos planos e da edifica- ção de nova Capital Nacional.O trabalho do Presidente Juscelino Kubitschek na vida brasileira e no monumento colossal de Brasília, nos altiplanos goianos, atesta, IJ. saciedade, o veredito de homem sábio e criador, ↗︎

não só de idéias, mas realizações. A sua voz há de repercutir ao longo obras-primas, com o mesmo fresc01· sempre vivo. Platão ensina-nos a sa- bedoria; Vergílio, Dante. Shakespeare emocionam-nos sempre, embora há muitos séculos descidos ao túmulo.

O fruto do trabalho é um monumento mais duradouro que o bronze : “mo- numentum aere perennius” !

l\Ias reservar-nos-emos para, em outra oportunidade, cantar o epinício me- recido ao Presidente Juscelino Kubi- tschek, a cúpula pensante do País, que teve a ventura singular de plan- tar, bem no coração do Brasil, a Nova Capital. E quando perguntavam a Zeuxis porque trabalhava tão minu- ciosamente seus quadros, respondia : “Porque trabalho para a eternidade”. Estaria o Presidente bem lembrado do que escrevera Sailer: “Não nas- cemos para ser, mas para vir a ser”.

Terá sempre a satisfação imensa de dizer com Huxtel : “A virilidade bem entendida é uma vontade fortemente dirigida, no arrojado cumprimento do dever”.

E ao término de sua carreira, pendente de glórias e troféus, repe- tirá como Antemon : “O melhor dos travesseiros é uma consciência tran- qüila”.

É bem verdade que a história não se repete. E como o tempo gosta de corroer a memória dos fatos e dos faustos, deixaremos esculpida u’a mensão àqueles que na linha de fren- te, sustentaram o “pondus diei et aestus” da construção da nova Ca- pital brasileira. Por êste registro a posteridade há de saber quem lançou a primeira pá de argamassa edifi- cadora, e quem escorregou a última pincelada do fecho decorativo.

Mercê de Deus, foi escolhido para presidir à Novacap um homem aus- tero e ríspido, mas sincero e operoso. Êste homem chama-se Israel Pinheiro da Silva. :f:ste homem fêz de tôda a sua administração o mais sólido pedes- tal de pontualidade e de assiduidade. A chuva ou canícula não lhe obs- truíam os passos nem lhe arrefeciam os planos. A trajetória era a mesma.Superou todos os óbices. Transpôs tôdas as barreiras e venceu tôdas as batalhas. Para tudo encontrava uma solução imediata, sem clarinadas ou toques de tambor, preferindo sempre a penumbra de sua modéstia aos bim- balhos de publicidades. “Summae opes inopia cupiditatum” : a maior riqueza é não ter pretensões. (Sêneca) ↗︎

Em tão pouco tempo, muito fêz e muito aperfeiçoou, sob as bátegas do suor e da fadiga, para apresentar tão alto vôo de realizações : “ M u lta tulit facitque puer, sudavit et alsit” (Ilorácio). Tudo isso, porque muito quis: “V aldo velle”.

Os que cumprem o seu dever com alma alegre e lábios sorridentes, sem- pre andam sua estrada na vida. São calmos quando tudo lhes sorri, e bravo quando tudo lhes resiste, se- gundo o poeta latino : “Aequu111, 111eme11to, rebus in arduis, servire me11te111, 110n secus in bonis”.

i\las para a consecução em tempo récorde, o Dr. Israel Pinheiro contou com a ajuda onímodo necessária dos homens que compunham a direção da Novacap. E êsses homens, cujo esfôrço, compreensão e boa-vontade dedicaram ao trabalho da constru- ção de Brasília, foram os diretores Ernesto Silva, Iris i\leimberg, Ber- nado Sayão Carvalho Araújo, e Moa- cyr Gomes e Souza. Esta equipe operosa de ativos diretores secundou o presidente Israel Pinheiro, até a consumação do grande empreendi- mento - a construção de Brasília.

ão menos eficiente podia deixar de ser o Conselho de Administração, composto de Adroaldo Junqueira Aires, Alexandre Barbosa Lima So- brinsho, Aristóteles Bayard Lucas de Lima,Epílogo de Campos, Ernesto Dorneles, Tancredo Viana Matins, José Ludovico de Almeida, e Virgílio Távora, secretariado por Erasmo i\lartins Pedro.

Por sua vez, o Conselho Fiscal muito contribuiu para o fator admi- nistração, com seu largo auxílio, nas pessoas esclarecidas de Herbert Mo- ses, Luiz Ribeiro Gonçalves, Mauro Borges Teixeira, José Peixoto da Sil- veira com os suplentes Themístocles Barcelos e Vicente Assunção.

Não se podem esquecer Oscar Nie- mayer e Lúcio Costa.

Também lhe foi esteio imediato a competcncia provada e segura dos seus chefes de Gabinete. No Rio de Janeiro, José Pereira de Faria; em Brasília Carlos Albertos Quadros. i\lais tarde Ney Dutra Ururahay, ex-chefe da Di\’isão do Pessoal. Não se pode esquecer também o avultado serviço prestado pela secretária Maria Augusta Rebouças.

Damos, a seguir, a relação nominal de todos os que contribuíram diretamente

Gabinete do Presidente

Chefes de Gabinete:

José Pereira de Faria (Rio de Janeiro) Ney Dutra U rurahy (Brasília)

Oficiais de Gabinete : Maria Augusta Rebouças

Adelina Cruz Rodrigues da Cunha Secretarias do Presidente e

Diretores:

Agnaldo Cobra

Afeixo Mendes de Carvalho

Alice Sturzenecker

Amélia dos Passos Lima

Cecília Garrido de Sousa

Clidenor i\larinho de Carvalho Dinah Maria W atzke

Domiciano Fernandes de Oliveira Feliciano i\larques da Silva Francisco Fernandes do Nascimento

Hilda Cabral Carvalho de Araújo íris i\ledeiros

Jessié Santiago Serra

João i\lilton Prates

José Cláudio dos Santos Travassos Lourival Batista de Oliveira

Marcos Pinto Braga

Maria José V cioso

Gisela de 1\Iagalhães

Giuseppe Emil Tizzano

Glauco de Oliveira Carnpello Guy Louis Dimanche

Helio de i\lello

Hermano Gomes 1\ lontenegro ítalo Carnpofiorito

Jackson Alves da Rocha

Jaime Dantas Campello

João Urbano de Rezende Costa Jor~e de Souza

Jose Carlos Fadul

José i\lanoel K. Lopes da Silva José de Souza Reis

José Vicente da Rocha Paz Kal Schnidt

Laurinda Ribeiro de Rezende Lovis Rocha Delgado

Lúcio Marinho Estelita

Luiz Antônio Moreira da Silva Marcel Edmond Dimanche i\lanoel Conde i\Iartinez

i\lário Catramby

Mário i\loreira Fontenelle Nauro Jorge Esteves

Maria Luiza de Carvalho i\laria Eliza i\I. G. Costa i\lessias Pereira de Andrade

i\lanoel Dias i\Iachado Maurício Dias da Silva

Ernesto Mariano da Silva Jotta tamente no auxílio administrativo à Geraldo de Castro Pismel

construção de Brasília, conforme lista Galdino Duyratt C. Cunha Lima fornecida pela Divisão do Pessoal. Germano Soares Brandão

18

Maria do Rosário Martins

Maria Victoria i\loreira Caldas

Nice de Matos Almeida

Nilson Ferreira Gomes

Odyssea Grunewald

Ofélia Gusmão da Silva

Paulo França Miranda da Fonsêca Odete Damasco Bittencourt Raimundo Moacyr Soares de Neyva

V era Balão Cordeiro

Y one de Almeida Roland

Stelita de Cerqueira Lima

Departamento de Urbanismo e Aquitetura

Chefe do Departamento :

Oscar Niemeyer Soares Filho

Lúcio Costa

Abel Carnaúba da Costa Accioly

Adeildo Viegas de Lima

Américo Alves Lyra

Antônio Pedro da Silva

Athos Bulcão

Augusto Guimarães Filho

Benito Sechi Scoutetuazza

Carlos Elias Paulino

Claus Peter M’uhe

Elias Kaufman

Erasmo Franco

Samuel Urys Rawet

Sabino i\lachado Barrosos

Salomão T andeta

Sebastião Jacques Selrnan

Setímio Narciso

Sílvio Ribeiro

Sílvio Schoelikapf

Victor Noel Saldanha Marinho Waldemar Coelho da Rocha e Silva W aldir Chacon de Lemos

W alter de Souza Ribeiro Washington Vieira Pimenta

Willy Bezerra de i\lello

Wilson Reis Netto

Ana Maria de Nicmcycr Soares Arlindo Facioli 

Arthur Lício i\larques Pontual Carlos Augusto R. Camargo Cesar Gonçalves Filho Dagoberto Rodrigues

Fernando Luiz de Coni Campos

Fernando Penna Botafogo Gonçalves Flávio D’Aquino

Flávio Mattos

Francisco de Assis Faria Gauss Marinho Estelita

Harry James Cole

Heitor Annes Dias Vignoli

Iberê S. Goulart

Ito Dollabella

Jayme Zettel

João Baldo

Joaquim Cardoso

John Canongia Long

Jor~e Ribeiro Laclete

Jose Anchieta Leal

José Roberto B. de Carvalho José Valton Aragão Araújo Júlio Meda

Léa da Silva Araújo

Luiz Augusto Pedral Sampaio Málio dos Santos Cardoso l\Iarcos Jaimovic

Mário Bruno Fainbaum

Marlene Fererira Bruno da Silva Mauro Vinhas de Queiroz

Ney Carlos Esteves

Olavo de Lima

Oswaldo Lontra Netto

Otávio Sergio da C. Moraes Wilmar Jorge Telles

Paulo Comissário de A. Fontes Paulo Eduardo de H. da Silva Raimundo José Nogueira Renato de Mendonça Junior Roberto Lacombe

Sergio Martins

Sergio Pôrto

Theodoro Joels

Vladas V ycas

Victor Fadul

Gladson da R. Pimentel

lvana Zubic

José Maria de A. Souza Lourenço Waltrick Sobrinho l\laria Luíza P. de Carvalho Rothier Soares Benther

Departamento de Viação e Obras

Chefe do Departamento :

Vasco Viana de Andrade

Alberto Leda Palhano

Aldair da Silva Pacheco Andréa Toscano

Antônio Brugger

Antônio Cândido de Oliveira Antônio José Coutinho Antônio Modesto da Silveira Aderson de Oliveira

Armando Barreto

Athaualpa S. da Silva Prego Auvary Jurandyr Monteiro

Boanerges Barbosa de Freitas Carlos Antônio da Costa Cavalcante Carlos Frederico de Andrade Carlos da Silva Dourado

Cario Giangregorio

Célia Maria

Célio de Macedo Medeiros

Cid Tôrres

Conrado Borges Fernandes

Décio de Souza Reis

Dimitri Pankov

Eli Bussinguer

Gabriel Pereira Lima

Gerson Monteiro Guimarães Gilberto Neves Baeta

Haroldo Martin

Hércules Rodrigues Braga Honório Lôbo Neto

Irene Pankov

Ivaido Gadelha Lara

Jaime Teixeira de Sena

Jair da Cunha Guedes

Jarbas Alves da Costa

João Martins Vieira

João Ribeiro Vicentini

Joffre Mozart Parada

José Barbosa Leite

José Carlos de Miranda

José Clóvis do Rêgo

José Fabiano de Figuerêdo

José Fernandes de Araújo

José Gentil Neto

José Jorge de l\lelo

José Luz Faria

José Maciel de Paiva

José Martins Vieira

José Nobre da Conceição

José Otávio da Silva

José Pôrto Sobrinho

José S. Ferreira Filho

José Santana Campos

Lauro Karl

Leonidas Ostrorog

Lucas Viana Neiva

Luiz Armínio da Silva

Luiz Edgard Pereira Tostes Luiz Lins de Oliveira

Luiz Virgínio

Luzardo Jacó de Castro e Silva Manoel Delmiro de Sousa Manoel Ramos Bernardes

l\Iaria Aparecida Xavier

J\lary Izabel dos Santos

Maria Helena Penna Scorza J\lilton Nunes Coelho Maurício de l\lelo Botelho Moacyr Miranda Gomes Moacyr Soares de Sousa 1\lodesto de Oliveira Lima Mucio Antônio de Lima Mustafá Zaguilul Botelho Nedson Simões

Odnete da Silveira Santana Otávio Batista de Almeida Oswaldo Alberto de Sant’Ana Paulo de Abreu Rebello Paulo Borges de Freitas Paulo Pimenta Guimarães Pedro Alves dos Santos Pietro Soraru

Raimundo de Oliveira Reinaldo Pimenta de Rezende Rosebila W anderley Lobato Rubens José Dias

Saçaiê Tinosão Aporanã Sílvio Mota Gaspar

Taugio lnatomi

Terezinha de Jesus Melo Tiago Vieira Camargo Trajano Augusto Santo Sé Tunílio Teixeira Milhomens Uk Mendonça Lima

José D. do Nascimento Israel Pinheiro Filho Antônio E. da Silva

Edson Martins de Deus

Feliciano i\larques Filho

Herbert Parnapau

Lucy Souto J\larinho

Maria Divina Canedo

Rodolfo Lobato Pereira Ubirajara Miranda Gomes Wilma Noleto Maranhão

W ainer Neves Rosa

Urbano Lopes de Sousa

V alter i\larques Dourado Vicente de Paula Azevedo Silva Vicente de Paula Lopes

Vicente Rosa de Lima Waldomiro Veiga

Walfredo de Freitas vValquírio Pereira Rodrigues vVilson Freua

Wilson Soares Lopes Antônio Ezequiel da Silva

Depart. de Águas e Esgotos

Chefe do Departamento :

Targino Pereira da Costa

Antônio Ney Parente

Clóvis Gomes Falcão Cornélia Pimenta da Rocha Donato P. da Silva

Douglas Rizzo

Edward Pedro Fortes Peressin Eduardo Cravo

Efigênio de Jesus Sales Erasmo Cravo

nandro César Meneses Feliciano larq ues da Silva Francisco A. B. da Silva Francisco de Assis Lopes Germano de Freitas

Gerson Spindola Carneiro

João Gomes de Almeida Rêgo João Linclon de Lara

Joaquim O. de C. Costa

José Vieira Gomes

Luciano Pinto Carvalheira Manoel Dantas Vilar Filho Maria Eugênia Targino da Costa i\laria Zenith Cartaxo Bezerra i\lassyoshi Furuhashi

Raimundo Amado Barreto Renato Dall’Osteria

Eugênia Targino

Ronald Barcelos Silva

Tabajara Wendt da Costa Vicente Ribeiro de Vasconcelos Otavio Rodrigues da Costa Yumiko Furuhashi

Zeni Moreira

Jorge Vieira Palma

Josanoski Sariano de Oliveira José Hamílton Pereira

José Inácio Caicoya da Rato José Rubnes Pinheiro Francisca Muniz

20

Departamento de Fôrça e Luz Lestock Soares

Manoel W. da Silva Laranja

Chefe do Departamento :

Afrânio Barbosa da Silva

Altamiro Artiaga Moreno Alvaro Barbosa Herdman Álvaro José Pires Alburquerque Aristides aBtista de Moraes César Augusto de São José Cyro Machado do E. Santo David Calixto Dib

Donato Grip Filho

Francisco Bezerra Lima

Francisco de Freitas

Francisco Troncha

Horácio Carneiro Filgueiras

João Batista Neuman

Jorge Wilson Gonçalves de Azevedo Lincoln de Sena Gonçalves

Luiz de Castro Monte

Luiz Felipe de Araújo

Luiz Gonzaga Alcântara

Mauro Rodrigues Alves

Michel Jean Maurice Vincent Otacílio Vieira Palma

Othon Silva

Pedro da Costa Possolo Raul Faustino de Oliveira Sautier Roger

Thomaz Figueredo

W aldomiro Pompeu de Miranda Antônio Wiliam Ramalho Aristides B. de Moraes

Esdras Martins

José Pinto Ribeiro

Jovelino Moreira Cangussçu

Lício Dillon Fonsêca de Figueredo Luiz Amaral

Márcio Pinto Braga

Mário Honório Filho

Oswaldo Alberto de Santana Sílvio Roberto

Marcelo Augusto Varela

Nadir Siqueira Montes

Ney Gabriel de Carvalho Barata Orlando Cardoso de Araújo Orlando Rodrigues da Cunha Borges Paulo de Almeida da Cunha Medeiros Samuel Audey Buzaglo

Sarah Sete Rocha

Sylvia Grabois Gadelha

Thomasz Peter Costain

W erner i\lax Kraus

Jorge Amorim Braga

José Júlio Pontes Corrêa da Silva Antônio A. Ferreira

Braz Raimundo

Helena Vieira Barros

João Baeza

José P. Ribeiro

Luiz Guilherme Romancini

Pedro Possollo Filho

Ronam Borges V az

Sebastião S. de Oliveira

W oJmir B. Martins

Departamento de Transportes e Comunicações

Chefe do Departamento : Marcos Valdetaro da Fonseca

Adilson Flores dos Santos Alexandre Arsoli

Alfredo Teixeira de Carvalho Alzira Alves de Brito

Ana Soares do Couto

Angelina de Oliveira

Antônio Afonso de Alarcão Antônio Guida Sobrinho Antônio Lemos de Campos Bueno Antonio Pereira de Maeedo Arione Américo Azevedo Aristides Alves Granjeiro Aristides da Costa

Armando Pinheiro Alfredo Ary Ribeiro

Aurelice Lopes Trindade Balbino Outra

Barulas Miguel Fererira Benjamin Pereira de Araújo Carlos Felipe Gonçalves Daniel Tavares de Melo Dante Togniere

vVils de Alvarenga Departamento de

T elefones Urbanos e Interurbanos

Chefe de Departamento : José Paulo Viana

Amaury Rodrigues Prado

Antônio de Paula Assumpção

Carlos Alberto Bomtempo Carneiro Darcy Outra de Castro Dílson Antônio Cardoso Darcy de Souza Paiva

Fernando Fererira

Flávio Ribeiro Filhote Frederido Aires Lemos Georgina Zanette Santarém Geraldo Martins Ribas

Gilberto Goes Arrieiro

Jaime da Costa Ribeiro

Jiar Medeiros

Jerônima de Oliveira

Joaquim de Castro

Darcy Dias do Nascimento Paulo de Mello Prates

João Evangelista da Silva João Matsuda

José Botelho Feijó

José Candido da Silva

José Conrado Dantas

José Carlos Lemos Marcondes José Guilherme Mendes

José Joaquim de Jesus

José Napoleão

José Nunes Ataídes

Leopoldino Soares de Oliveira Manoel i\lonteiro Magalhães Mário Gagliomone

Moacyr Lopes Dias

Murilo Frederico da C. Prado Nerino Macedo

Nicolau Aivieksts

Norival Francisco de Sá

Odécio Martins Baeza Orlando Gagliononi

Paulo Levenhagen de Mello Paulo i\lanhães de Almeida Pedro Ferreira Nobre Petrônio Geraldo Canabrava Rinaldo Joaquim de Araújo Sebastião Borges da Silva

Sebastião Ferraz de Andrade Ubaldo Bahia de Mello Vivalde Lyrio

W alter Athayde

tes e

eno

JBIBLIOTECA .

Darcy Virgínia Costa Delmar Antônio Cardoso Djalma Dias de Araujo Djalma de Oliveira Firme Edmundo Afonso Alarcão Elbo Gandini

Elcy de Paula Matsuda Emarly Freixo Pontes Henrique Raul R. Guerrero Fenelon Honorato

Ap DF 1

Lucas Carlos Neto Luiz Botelho Feijó Marcos A. da Silva Maria E. de Souza Maria H. M. Vargas Agripino Pereira Lins

Departamento de Edificações

Chefe do Departamento :

Pery da Rocha França

Afrânio Amâncio da Silva

Alberto Sardinha da Costa

Aloysio Caixeta Leite

Aloysio de Carvalho Silva

Alvaro Alberto de Araújo Sampaio André Rodrigues de Araújo Antenor Ferreira dos Santos Filho Antônio Joaquim Alves da Cunha Anunciata de Freitas

Ariovaldo Amaral Fortes Benedito i\larinho Mello Carlos Magalhães da Silveira Clândio Silva T . de Freitas Creso Vilela

Darcy de Oliveira Cabral Dirceu Basílio

Domingos Marcos Zaratini Dulcinéa Moreira E. Paulino Eduardo Dantas Ramos Eloysio Carvalho Silva Eloysio Ribeiro de Souza

“Ênio Ribeiro de Almeida

Ernesto Chalrêo Corrêa

Ernesto Guilherme W alter

Evandro Cintra Lima

Fabiano Cunha Campos

Flávio Xisto de Araújo

Francisco Assis de A. Vilar

George Francisco Pavetitt

Geraldo Natalino Petrillo

Hélcio Moraes de Araújo da Cunha Hélio Luiz Corrêa

Herculano Barbosa de Oliveira Hely Emediato

Hilderval Teixeira

Honorato Batista Cordeiro Hugo Martins Borges

Jacob Horolic

Jair de Barros Musa

João Aguida Júnior

João Ribeiro da Silva

José Brasil Colares

José Franchiani

José Lafaiete Silvano do Prado Lallamand de Babillônia Souza Luiz Fernando Silva Caldas Manoel Ferreira

Manoel Rodrigues de Carvalho Maria de Lourdes A. Campos Maria Nilze Parreiras

Martinus Costerus

W alter Montes

Valter Vieira Barros

W alter Rodrigues

Wilson de Freitas

Yoshie Suda

Arnaldo Luiz Rossi

Agostinho Machado Bittecourt

Eurides Cavalcanti da Silva João Leite da Silva

José Candido da Silva

l\lelo Botelho Moacyr Miranda Gomes Moacyr Soares de Sousa 1\lodesto de Oliveira Lima Mucio Antônio de Lima Mustafá Zaguilul Botelho Nedson Simões

Odnete da Silveira Santana Otávio Batista de Almeida Oswaldo Alberto de Sant’Ana Paulo de Abreu Rebello Paulo Borges de Freitas Paulo Pimenta Guimarães Pedro Alves dos Santos Pietro Soraru

Raimundo de Oliveira Reinaldo Pimenta de Rezende Rosebila W anderley Lobato Rubens José Dias

Saçaiê Tinosão Aporanã Sílvio Mota Gaspar

Taugio lnatomi

Terezinha de Jesus Melo Tiago Vieira Camargo Trajano Augusto Santo Sé Tunílio Teixeira Milhomens Uk Mendonça Lima

José D. do Nascimento Israel Pinheiro Filho Antônio E. da Silva

Edson Martins de Deus

Feliciano i\larques Filho

Herbert Parnapau

Lucy Souto J\larinho

Maria Divina Canedo

Rodolfo Lobato Pereira Ubirajara Miranda Gomes Wilma Noleto Maranhão

W ainer Neves Rosa

Urbano Lopes de Sousa

V alter i\larques Dourado Vicente de Paula Azevedo Silva  Vicente de Paula Lopes

Vicente Rosa de Lima Waldomiro Veiga

Walfredo de Freitas vValquírio Pereira Rodrigues vVilson Freua

Wilson Soares Lopes Antônio Ezequiel da Silva

Depart. de Águas e Esgotos

Chefe do Departamento :

Targino Pereira da Costa

Antônio Ney Parente

Clóvis Gomes Falcão Cornélia Pimenta da Rocha Donato P. da Silva

Douglas Rizzo

Edward Pedro Fortes Peressin Eduardo Cravo

Efigênio de Jesus Sales Erasmo Cravo

nandro César Meneses Feliciano larq ues da Silva Francisco A. B. da Silva Francisco de Assis Lopes Germano de Freitas

Gerson Spindola Carneiro

João Gomes de Almeida Rêgo João Linclon

Joaquim O. de C. Costa

José Vieira GomesLuciano Pinto Carvalheira Manoel Dantas Vilar Filho Maria

da Costa i\laria Zenith Cartaxo Bezerra i\lassyoshi Furuhashi

Raimundo Amado Barreto Renato Dall’Osteria

Ronald Barcelos Silva

Tabajara Wendt da Costa Vicente Ribeiro de Vasconcelos Otavio Rodrigues da Costa Yumiko Furuhashi

Zeni Moreira

Jorge Vieira Palma

Josanoski Sariano de Oliveira José Hamílton Pereira

José Inácio Caicoya da Rato José Rubnes Pinheiro Francisca Muniz

Departamento de Fôrça e Luz Lestock Soares

Manoel W. da Silva Laranja

Chefe do Departamento :

Afrânio Barbosa da Silva

Altamiro Artiaga Moreno Alvaro Barbosa Herdman Álvaro José Pires Alburquerque Aristides aBtista de Moraes César Augusto de São José Cyro Machado do E. Santo David Calixto Dib

Donato Grip Filho

Francisco Bezerra Lima

Francisco de Freitas

Francisco Troncha

Horácio Carneiro Filgueiras

João Batista Neuman

Jorge Wilson Gonçalves de Azevedo Lincoln de Sena Gonçalves

Luiz de Castro Monte

Luiz Felipe de Araújo

Luiz Gonzaga Alcântara

Mauro Rodrigues Alves

Michel Jean Maurice Vincent Otacílio Vieira Palma

Othon Silva

Pedro da Costa Possolo Raul Faustino de Oliveira Sautier Roger

Thomaz Figueredo

W aldomiro Pompeu de Miranda Antônio Wiliam Ramalho Aristides B. de Moraes

Esdras Martins

José Pinto Ribeiro

Jovelino Moreira Cangussçu

Lício Dillon Fonsêca de Figueredo Luiz Amaral

Márcio Pinto Braga

Mário Honório Filho

Oswaldo Alberto de Santana Sílvio Roberto

Marcelo Augusto Varela

Nadir Siqueira Montes

Ney Gabriel de Carvalho Barata Orlando Cardoso de Araújo Orlando Rodrigues da Cunha Borges Paulo de Almeida da Cunha Medeiros Samuel Audey Buzaglo

Sarah Sete Rocha

Sylvia Grabois Gadelha

Thomasz Peter Costain

W erner i\lax Kraus

Jorge Amorim Braga

José Júlio Pontes Corrêa da Silva Antônio A. Ferreira

Braz Raimundo

Helena Vieira Barros

João Baeza

José P. Ribeiro

Luiz Guilherme Romancini

Pedro Possollo Filho

Ronam Borges V az

Sebastião S. de Oliveira

W oJmir B. Martins

Departamento de Transportes e Comunicações

Chefe do Departamento : Marcos Valdetaro da Fonseca

Adilson Flores dos Santos Alexandre Arsoli

Alfredo Teixeira de Carvalho Alzira Alves de Brito

Ana Soares do Couto

Angelina de Oliveira

Antônio Afonso de Alarcão Antônio Guida Sobrinho Antônio Lemos de Campos Bueno Antonio Pereira de Maeedo Arione Américo Azevedo Aristides Alves Granjeiro Aristides da Costa

Armando Pinheiro Alfredo Ary Ribeiro

Aurelice Lopes Trindade Balbino Outra

Barulas Miguel Fererira Benjamin Pereira de Araújo Carlos Felipe Gonçalves Daniel Tavares de Melo Dante Togniere

vVils de Alvarenga Departamento de

T elefones Urbanos e Interurbanos

Chefe de Departamento : José Paulo Viana

Amaury Rodrigues Prado

Antônio de Paula Assumpção

Carlos Alberto Bomtempo Carneiro Darcy Outra de Castro Dílson Antônio Cardoso Darcy de Souza Paiva

Fernando Fererira

Flávio Ribeiro Filhote Frederido Aires Lemos Georgina Zanette Santarém Geraldo Martins Ribas

Gilberto Goes Arrieiro

Jaime da Costa Ribeiro

Jiar Medeiros

Jerônima de Oliveira

Joaquim de Castro

Darcy Dias do Nascimento Paulo de Mello Prates

João Evangelista da Silva João Matsuda

José Botelho Feijó

José Candido da Silva

José Conrado Dantas

José Carlos Lemos Marcondes José Guilherme Mendes

José Joaquim de Jesus

José Napoleão

José Nunes Ataídes

Leopoldino Soares de Oliveira Manoel i\lonteiro Magalhães Mário Gagliomone

Moacyr Lopes Dias

Murilo Frederico da C. Prado Nerino Macedo

Nicolau Aivieksts

Norival Francisco de Sá

Odécio Martins Baeza Orlando Gagliononi

Paulo Levenhagen de Mello Paulo i\lanhães de Almeida Pedro Ferreira Nobre Petrônio Geraldo Canabrava Rinaldo Joaquim de Araújo Sebastião Borges da Silva

Sebastião Ferraz de Andrade Ubaldo Bahia de Mello Vivalde Lyrio

W alter Athayde

tes e

eno

JBIBLIOTECA .

Darcy Virgínia Costa Delmar Antônio Cardoso Djalma Dias de Araujo Djalma de Oliveira Firme Edmundo Afonso Alarcão Elbo Gandini

Elcy de Paula Matsuda Emarly Freixo Pontes Henrique Raul R. Guerrero Fenelon Honorato

A

p DF 1

Lucas Carlos Neto Luiz Botelho Feijó Marcos A. da Silva Maria E. de Souza Maria H. M. Vargas Agripino Pereira Lins

Departamento de Edificações

Chefe do Departamento :

Pery da Rocha França

Afrânio Amâncio da Silva

Alberto Sardinha da Costa

Aloysio Caixeta Leite

Aloysio de Carvalho Silva

Alvaro Alberto de Araújo Sampaio André Rodrigues de Araújo Antenor Ferreira dos Santos Filho Antônio Joaquim Alves da Cunha Anunciata de Freitas

Ariovaldo Amaral Fortes Benedito i\larinho Mello Carlos Magalhães da Silveira Clândio Silva T . de Freitas Creso Vilela

Darcy de Oliveira Cabral Dirceu Basílio

Domingos Marcos Zaratini Dulcinéa Moreira E. Paulino Eduardo Dantas Ramos Eloysio Carvalho Silva Eloysio Ribeiro de Souza

“Ênio Ribeiro de Almeida

Ernesto Chalrêo Corrêa

Ernesto Guilherme W alter

Evandro Cintra Lima

Fabiano Cunha Campos

Flávio Xisto de Araújo

Francisco Assis de A. Vilar

George Francisco Pavetitt

Geraldo Natalino Petrillo

Hélcio Moraes de Araújo da Cunha Hélio Luiz Corrêa

Herculano Barbosa de Oliveira Hely Emediato

Hilderval Teixeira

Honorato Batista Cordeiro Hugo Martins Borges

Jacob Horolic

Jair de Barros Musa

João Aguida Júnior

João Ribeiro da Silva

José Brasil Colares

José Franchiani

José Lafaiete Silvano do Prado Lallamand de Babillônia Souza Luiz Fernando Silva Caldas Manoel Ferreira

Manoel Rodrigues de Carvalho Maria de Lourdes A. Campos Maria Nilze Parreiras

Martinus Costerus

W alter Montes

Valter Vieira Barros

W alter Rodrigues

Wilson de Freitas

Yoshie Suda

Arnaldo Luiz Rossi

Agostinho Machado Bittecourt

Eurides Cavalcanti da Silva João Leite da Silva

José Candido da Silva

i\laxirnino Rodrigues Bergmann 1\layo de Queiroz Fernandes Nadezda Nedic

Tey Lambert de Brito

Pat;lino Rubens de Barros Paulo Janot Borges

Pedro Figueira Fonseca

Pedro Pieri

Raimundo Nunes da Silva Raulindo de Oliveira Tristão Ricardo de Godoy Jaguaribe Roberto 1\lartins Borges Roberto vValter de Castro Sebastião Dutra

Silvino Fernandes de Souza Sílvio Carlos Pimenta Jaguaribe Sílvio Costa

Sirneon Fichei

Thorwaldson Lázaro Amaral \Valter José de Castro

Walter i\Jilione Galante vValtercy dos Santos

\Vilson de Paula Caixêta Aclalerson Septímio

Alrnir Ribeiro

ngelo F. de Paula Antônio L. Ramos Dias Eclson . de Campos Fernando da C. Fererira Fernando L. R. Dias Fuhad Jorge Aidar

Gil i\[artins G. Fererira Glaclys i\L S. Silveira Hiln{ar Duarte dos Santos João Ribeiro da Silva

José Queiroz

Josias P. da Fonsêca

Juarez Correia da Rocha Luciano T . Guimarães i\lário F. Coutinho

Olavo L. da Silva

Rogério de Freitas Cunha Sérgio Fagundes de Faria vVacljô da Costa Gomide

Departamento Médico

Chefe do Departamento : Jairo Ass·is Almeida

dalgisa Freitas Borges Alberto Pimentel Cardoso Aida unes dos Reis Alfonso Cordova Aspilcueta Alice Matos Tosta da Silva Almiro ela Costa Batalha

ntônio de Pádua Silva

Cleyde Almeida Fernandes

Clóvis Fleury de Godoy

Domingos de Oliveira Lima Júnior Eugênio Teixeira L. i\1. Sarmento

Francisco Evangelista Feitosa Helena Cortopassi

Heleny ele Lucas

Hugo Fernandes Leão

João Batista de Mendonça João Leão da Mota Filho José da Costa Gomes José Farani

José de i\lagalhães Barros José Maria Duarte

José Ruy Corrêa i\lachado José Vital Sócrates

Lauro França Duarte D’Oliveira Maria A yres Cavalcante Krishnomuti Teixeira

Lélio Graça

i\lanoel Scartezine

Nilo Menezes Cardoso

Quintino R. de Castro

Rodrigo Otávio de Souza e Silva Romeu Braga M. N. da Gama Zilda Nunes Gonçalves

Pedro Victor Mafra

Terezinha J. B. e Souza Ubirajara Ramos Caiado Júnior Roberto Viana Pena

Célio Coimbra B. Cotrin

José Bosco Isaac

José Eduardo Montandon Borges José Flori Combi

José i\lárcio Zarattini

José Murilo Macedo Bicalho José Paulino dos Reis

José Reis Pirajá

José Silveira Filho

José Vieira Borges

Júlio César Santos

Laércio Francisco V. Lamou

Manoel Messias ele i\ lello

Márcio Quintino dos Santos Maria Rachel Xavier Bruno Maria Solange L. i\Jeireles Maurício Golebiovsks

Miguel Crivara

Mílton Pernambuco ela Rocha Nancy Terezinha de Rezende Newton Jacinto de Almeida Nicolau Neto Godoy

Nicolau Pinto Ramalho

Olegário Neves Maciel

Osvaldo Cruz Vieira

Oswaldo de Oliveira Azevedo Otacílio Muniz Pignata

22

Departamento de Organização Paulo i\lendes de Freitas

e Administração Municipal

Chefe do Departamento : Mário Meireles

Abílio José Neto

Alderico Ferreira

Alexandre Caetano Grandt

Alvino J\ loraes

Antônio Alexandre da Rocha Ferreira Antônio Neto Godoi

Artur José Vicente

Benedito Jacinto da Silva

Camilo Severino de Oliveira Cândido Décio

Celso Paggy

Cícero Firmo da Silva

Cidalgino i\lartins da Silva

Cildo Furtado Soares de Meireles Durvalino José cios Santos

Edson Machado e Silva

Élcio i\laláccio

Eli Benedito

Fernando i\luzzi Alves Pinto Flávio Bruno V on Sperling Francisco José i\larques Helney Geraldo Peçanha Nunes

Inácio de Lima Fererira

Jethro Bello Tôrres

Joaquim de Sousa Lima

João Carneiro de Abreu

Jorge Fererira Ribeiro

Pedro Caram Zuquim

Raul Miranda Pereira de J\lelo Roberto Reginaldo

Sylvio Pinto de Oliveira Walclir Silva

Valmir Gondin de Freitas W aldir Gonzaga

vValdir de Rezencle Walestam Benevides Comes W ellington Costa Araújo Celso Silveira

Dilaci V. Mazzaro

Elzevir Anclrione Filho Emanuel F. i\I. Lírio Fernando Mora i\lontreal lris de J. L. Guimarães

José das Neves

Luiz Fernandes Rocha Maria Beatriz de O. Paggy Neusa Alves Pinto

Rubens i\Jesquita

Departamento lmobilário

Chefe elo Departamento : Édio Ortiga Feclrigo

Agnelo Paes Sobreira

Ajax Lins Pereira

Alaclar Szabo

Américo Fernandes ele Sousa Neto Anfrido Ziller

Antonio Alvares Teixeira Antônio Soares da Silva Barbara Dib

Célia Daher

Celmi Gonçalves Lima Dílzio do Carmo Lima Dumont Holanda de Sá

Edmundo Eduardo Rappel

Eliseth da Silveira Santana

É]son José Ferreira

Ernesto 1\laurício de Paulo Lenk Fernando Normalho 1\lillions Francisco de Assis Andrade Fonteles Ivan de Lima Pompeu

Gender W ang

Jader Goodson Ferreira

Henrique Benício de Oliveira

José de Carvalho França

José Marques Laranjeira

José Severiano da Costa Andrade José Solon Unapitinga dos Guimarães Laudelino José Fererira

Lídia Alves Teixeira

Luiz de 1\lattos

1\laria Edmyr da Costa Gomes

l\lartha Hélena 1\Iachado 1\Iauro da Costa Gomes Odilardo Evangelista Belem Salima Dib

Vera Hironaka

Atílio Pagliari

Biida Canellas Lucena

Irene Ferreti

João Bettega

José Roberto Alvarenga Vieira Manoel Calixto de Oliveira Antenor Pessoa de Carvalho Albamo l\lartins da Rocha Diva Nazareth Soares

Elsa i\laria Pereira Reis

Hélio Silva

João Leite de i\loraes

Jorge Luiz Teixeira Jorge Xavier de Araújo

josé Adalberto de Oliveira José Pereira Soares Filho l,etícia Púpio Maia

1\lário Pereira Brandão Nílton Ferreira Maia

Odete Coutinho Madureira Othoniel Amaral

Túlio i\Ialta Brandão Gracindo Zely Knupser

Demerval da Cunha Brandão Edelvício Amor de Sousa Leila Falluh

1Vlauro Marques

Schirley Fernades de Andrade Aldara Almeida

Jorge Alberto Vinhais

José Rabelo 1\lachado

Paulo Angoni Becon Pereira

Departamento de Educação e Difusão Cultural

Abelardo Alves de 1\Ioraes Adalberto Leobino de Albuquerque Alfa Aguiar

Alfredo José da Cunha Ribeiro Allia Felício Tobias

Amábile de Andrade Gomes Amaury de Almeida

Amélia Alexandre Costa

Ana Pereira Leal e Costa

Anísia dos Santos da Rocha Cravo Antônia Paczkoski

Antonieta Silva

Antonieta Viana Lobo Pereira Antônio de Neiva i\loreira Filho Aroenes Jacinto Pinheiro

Benedito 1\ [artins 1\lendes

Benjamin de Sousa 1\liranda

Carlos José Pereira

Carmem Daher

Henrique Teixeira Tam

Irmã Catarina Colativitti Conceição Guimarães Campos Dalva Ribeiro Prado

1 Teto

W alter

W alter

W alda de Sousa

Adernar de Almeida Campos Luiz Fernandes de Castro Balão Mário Cosi Pintaudi

Oswaldo Pinto Fonseca

Paulo Roberto Delduque de Paiva Fortunato Pinto Junior

Francisco W alter Heilbuth

José de Oliveira Barreto

i\lanoel Guimarães de l\lacedo l\lanoel da Silva Cardoso

1\Iarcos Túlio Lomez

Maria Magdalena l\ladeira ,\Iartins Nílton de l\lelo

Renato Viana 1\lartins

Sebastião Dias Ribas Filho

Afonso Luiz Prestes Paranhos

Ana Chaves Simon

Arnaldo Correia Rabello Edith Neves Kolling

Jason da Costa

José Edmundo França Braga Leony l\lesquita

Levy Francisco da Silva

Marcos Pereira Rezende

Percilina Campos

Roberto de Oliveira Cruz Tasso Galvão de Vellasco Alvaro Costa Teixeira Nogueira

Delcy Aguiar

Delza Guimarães

Dinhai Batista de Brito

Edna Baker

Elisa Clcpf

Elrese i\I. Penna Breschianini

Elza Alves Cunha

Elsa Alves Kipgen

Felix Alcjandro Barrenechea Avilez Gaudêncio Neves de Carvalho Sousa

Geny Ramos Vieira Helena Lopes de i\Ielo Hilda Teles de Faria Ilcey i\Iirian Mello !tala da Silva Conde Ivany Ehrhardt

Cremilda de Araújo

Irmã Terezinha de Jesus J. Prudente Lola Azra Barenechea

Pedro Rabelo Mendes

Departamento-Geral de Contabilidade

Chefe do Departamento : José Madureira Horta

Adam Teodor Masstalerz Adernar Franqueiro da Silva Alano Soares Bezerra Alcides de Oliveira Fleury Alcides Rangel

Alfredo Loureiro Júnior Antônio R yres Martins

Antônio Bernardino de Sá Antônio de C. Braga

Antônio Carlos Dias de Almeida Carlos Alves

Antônio Dolores Matos

Arnaldo Pinheiro Moreira da Silva Barbara da Silva Moreira

Carlos Víctor de Sá Giovanini Corban de Deus Costa

Dalmo Dario Ferreira

Dirce Costa do Carmo

Djalma Fererira de Sousa

Edson Del Papa

Domingos Ochioni

Elza Borges Gomes

Erodyr Pontes

Ehel Geraldo Canabrava Euclides W ander de Almeida Eunice Marques de Sousa Fábio Soffiati

Francisco Duarte Dias Francisco Soares de Sousa Geraldo Enéas l\Iaribondo Geraldo M. Veloso Gonçalves João Batista da Costa

João Pedro M. Leão de Aquino Jorge de Campos 

Maria do Carmo Gonçalves Novaes Maria das Dores Chagas

Marlene de Gusmão

i\Iaurício Ribeiro 

Miguel Flexa

l\Ioacyr Bernanrdes Ferreira Myrtila de Souza Chaves Nair Pereira Lima

Nestor Barreto Vasconcelos Nestor Fernandes da Silva Nilza Guimarães Dias Ocrécio 

Olavo Colela

Ordener Germano Spósito

Oscar Fererira de Souza

Oswaldo de Mello

Otaviano Cardoso

Paulo Dayrell de Oli\’eira

Paulo Veloso Gonçalves

Ramzy Falluh

Reynaldo Amaral

Robespierre Barbosa

Rodolfo Lopes Dias

Rubens Gorayb

Rubens Zeferino do Amaral de Castro

Silvano Alves de Paula

Sílvio Faina

W aldor Ferreira de Souza vValter Machado

Weber Teixeira da Sika Antônio Carlos P. das Neves Aristides T oledo de Albuquerque

Geny Barros de Araujo Levy Trigueiro Mendes Luiz Koblizt

]os{ Francisco

José Mazzaro

Julieta Gonçalves dos Reis Leda Guimarães

Leocádia Paradela T oscano Lígia de Oliveira

Lúcia Darú Cisslak

Maria Amélia Caltabiano Neves

Maria Maria Maria i\laria Maria Maria Maria Maria i\1aria i\1aria i\Iaria

Antônia Jacintho

da Glória Freitas Quintela

Helena Apparecida Paiva Helena Fúrio

Helena de Lana Tôrres Helena PereriraIsaura de Albuquerquer e Silva de Lourdes Cruvinel Brandão de

Lourdes Duarte M. Santos

Ramos das Neves Costa Morici Reis Canêd

l\ laury

i\Iilton Mi.iler

l\lireta de Mele Andrade

Thelma

Martins

Ribeiro

do Rosário A vila Bessa do S. B. Lira de Freitas

Departamento Financeiro

Chefe do Departamento : Hélio Magalhães Escobar

Alfredo Lopes da Silva

Alfeu Thomaz Leite

Antônio José de Almeida 1\Iachado Antônio José Lopes Júnior

Ari Corrêa de Oliveira

Benedito Barbosa Canabrava Eldimar W. Teles Barcelos Emídio José de Sousa Pereira Gabriel Vieira Escobar

Hasslocher Amaral

Isaac Pereira da Silva

Jefferson Roncel

vJoão Alberto i\Iartins Dai Sechi Joaquim Alves Vasques

José Carlos Barcelos

1\Iariza Rappel

Napoleão Guerra

Teresa de Medeiros Falcão Alfredo Alves

atanry Ludovico Lacerda Osório Neusa Maria Costa

Olinda da Rocha Lôbo

Omar Paulo Machado

Oneide i\Icdeiros da Silva Orbela de Sousa Lôbo Rachel de Castro Dourado Renato i\Iaurer Tirka Rubns Edson Lamback Santa Alves Soyer

Stela dos Cherubins Guimarães Irmã Maria Nunes de Paula

Irmã Olga do ascimento Monteiro Stela Magalhães Paiva

W alter Lima da Cruz Zoé Guimarães Pereziz Geraldo Pio X de Sales

aes

Nélson Ferreira Martins Theodoro Vieira da Silva Vinicius Galba Capone

Departamento Jurídico

Chefe do Departamento : Francisco Luiz de Bessa Leite

Adílson Faria

Dario Délio Cardoso

Eluf Gadia

Elza Maria de Jesus e Carvalho João Maria Cavalcante de Sousa José de Lourdes Brandão

Júlio Quirino da Costa

Luiz Carlos Ferreira

Francisco Justino

João Luiz de Andrade

José de Almeida Nobre

José Carlos de Lana Tôrres

José Mário Mazzili

José Ramalho Brunet

Miguel Gomes dos Santos

Newton de Lana Sete Tôrres

Pedro Henrique Hangueth Araújo Raimundo Nonato Vieira

Vicente de Paula Pinto

Departamento de Relações Públicas

Chefe do Departamento : Carlos Alberto Quadros

Augusto Gribel

Carlos Magno W. Gonçalves Carolino Maria de Andrade César Prates

Edmundo José de Moraes Neto Eli Furtado de Mendonça Esdras Moraes da Silveira Fausto Chentin Morel

Francisco José Meinberg Gustavo Simoni

Harold de Lima Belém

Isauro Carneiro Filho

Júlio Dias de Queiroz Magdalena Manso Vieira

,Valter Valadares de Castro

Departamento de Compras

Chefe do Departamento : Hélio Moreira dos Santos

Afonso Pena de Araújo Aurélio Costa Neto

Arlita Passos de Carvalho

Arlete da Silva Queiroz

Francisco Adalberto Rocha Francisco de Assis Mauro Ribeiro Francisco Muniz Junior

Herbert Martins Costa Hilka Jumqueira Bastos Israel Rodrigues da Silva João Fernandes Filho Jorge Otero Peixoto

Aracy de Sousa Coutinho

Carlos Romeiro

Adalgisa Yacones Ferrari Antônio Luiz de Almeida Barroso Ernesto Augusto Freitas Neto Expedito de Holanda Cavalcante Gerbo Carretero

Jaques Teixeira Guimarães José Jorge dos Santos

José do Prado Pereira Odilardo de Oliveira Costa Eurides Pagliari

Otaviano Teixeira Coêlho Yara Rasmunsen Schuetze

Helena Isaacson Carneiro Felipe Geny Saliba de Araújo

Tomaz Vilanova Monteiro Lopes Samuel Crispiano dos Santos

Departamento de Estudos e Planejamentos Agrícolas

Chefe do Departamento :

Ruy de Figueiredo Malta

Anísia Teixeira de Souza Antonieta Teodoro

Braulina Mendes de Carvalho Carlos Augusto Soares Elymar Pontes

João Queiroz Júnior

Kazuias Nakazato Lacialberto Carneiro Leocádio de Assis Gouvêa Luiz Carlos Pimenta Neto Mário Daza Gronebold Miguel Mendes Neto Mílton Pereira da Costa Rubens Madella

Departamento de Terras e Colonização

Chefe do Departamento :

L uiz Julião Braga

Alaide Casemiro Chagas Bezerra Aluísio de Sousa Carvalho

Antônio Luiz de Sousa Mello Júnior Carlos Benevenuto Pereira da Silva Conceição Mendes

João de Sá Guimarães Neto Jorge Corrêa Varrela

Jorge Miguel Filho

José Boitone de Carvalho e Silva José Pedro de Alcântara

José Umbelino de Sousa Levy Batista de Carvalho Maria Amélia Gomes Maria do Céu Lacerda Maurício Dutra de Moraes Miécio José Quintão

Mílton Cavalcante do Nasciment Nílton de Jesus Araújo

Paulo Guilherme Vieira da Silva Raimundo Roberto da Silva

Ruy Barbosa de Paiva Toshio Nakazato Vsevolod Tarapanoff Mário Chiarini Raimundo Bezerra Teles

Divisão de Divulgação Chefe da Divisão : Nonato Silva

Aracy de Freitas Coutinho Armando Ivo de Carvalho Abreu Deyse Pôrto

Décio Daddario

Henrique Iório de O. Filho Horácio Alves Mendes

Erasmo Martins Pedro

Jayme Rodrigues Siqueira Joaquim Ribeiro Viegas

José Maria da Costa Santos

Nélio Francisco Tavares Pinheiro Pitris Carlos Augusto A. da Cost Poesia de Gonçalves Campos Seixa Tibúrcio Bispo Pereira

Pedro Andrade Gomes

Paulo Rehfeld

Divisão do Pessoal Chefe da Divisão : João Efigênio Ferreira

Afonso Celso de A. e Silva Alba Alves Tabanez Alemar Batista Cardoso Alvaro José França Teles Antônio Justino da Silva Antônio Nascimento Rocha Antônio Pereira Damasceno Benedito Jesus dos Santos Bernardo Ramos

Claudimira Silva

Climério França Duarte D’Oliveira Dirceu Alfonso F. D. Tissiani Edmar Assis Ribeiro

Geraldo Vital

Márcio Bruno V on Sperling Dora Martins de Carvalho Jorge Pedro M. Magalhães Mílton Perotto

Nagib Abes Canen

Rolando Luiz Alves da Cruz Segismundo Melo

W altênio Mendes Cardoso Angelo Raimundo de Sousa Asdrúbal de Moraes Andrade Naynor Alcebíades Ferreira Nilo Pereira Nogueira

Departamento Agrícola Vicente Férrer Correia Lima

Alvim Rodrigues Neto Carlindo Ribeiro da Cruz

Edmundo Rabethge

Fernando Cavalcante Sidrin Franklin Lessa

Frederico Guilherme de Holanda Francisco T . O. Freitas

Geraldo Campos

Griselilde de Holanda Borges Guido Taddei

Helkias Lino de Souza

Iracema Mendonça Ribeiro

Ivan Cardoso

Jaime Campos Saiz

Jesse Soares da Silva

Joaquim Antunes de Figueiredo José Abdias de A. Miranda

José Arcanjo E. Pereira

José Aristóbulo de Castro Filgueiras José de Assis Prado

José Brígido da Silveira

José Cândido Borba

José Correia Filho

José Ferreira

José Ferreira da Silva Filho

José Gaudioso Holanda

Leonídio Gontijo Rezende

José dos Santos P. Júnior

Lúcio Rezende da Silva

Manoel Xavier de Paula

Maria Gomes Florêncio Marciano Gonçalves Diniz Nasser Tufí Nasser Nepomuceno Raimundo da Silva Osmar Damasceno

Otávio ele Oliveira Tôrres Raul Melges de Andrade Ruy Jácome de Medeiros Sebastião

Severo Ribeiro da Silva Teodolino Teixeira

Tereza Camardella da Silveira Tolendal de Almeida Caixeita Vitalino Salviano de Souza

W aldemar Gadelha Filho Waldemar Miranda

Wilson Ruben Rodrigues Maria Cezaria de Jesus

Vicente Monteiro

W alfrido Marcelino dos Santos

Departamento de Produção Industrial

Chefe do Departamento : Benjamim Jacob

Almazor Júlio Martins Armando de Salusse Lussac Hartur Alves de Andrade Clóvis J osaphart Peixoto Eduardo Lomba Tablas Francisco Costa Melenha Francisco Justino

João Luiz de Andrade

José de Almeida Nobre

José Carlos de Lana Tôrres

José Mário Mazzili

José Ramalho Brunet

Miguel Gomes dos Santos

Newton de Lana Sete Tôrres

Pedro Henrique Hangueth Araújo Raimundo Nonato Vieira

Vicente de Paula Pinto

Departamento de Relações Públicas

Chefe do Departamento : Carlos Alberto Quadros

Augusto Gribel

Carlos Magno W. Gonçalves Carolino Maria de Andrade César Prates

Edmundo José de Moraes Neto Eli Furtado de Mendonça Esdras Moraes da Silveira Fausto Chentin Morel

Francisco José Meinberg Gustavo Simoni

Harold de Lima Belém

Isauro Carneiro Filho

Júlio Dias de Queiroz Magdalena Manso Vieira

,Valter Valadares de Castro

Departamento de Compras

Chefe do Departamento :

1\Iariza Rappel

Napoleão Guerra

Teresa de Medeiros Falcão Alfredo Alves

atanry Ludovico Lacerda Osório Neusa Maria Costa

Olinda da Rocha Lôbo

Omar Paulo Machado

Oneide i\Icdeiros da Silva Orbela de Sousa Lôbo Rachel de Castro Dourado Renato i\Iaurer Tirka Rubns Edson Lamback Santa Alves Soyer

Stela dos Cherubins Guimarães Irmã Maria Nunes de Paula

Irmã Olga do ascimento Monteiro Stela Magalhães Paiva

W alter Lima da Cruz Zoé Guimarães Pereziz Geraldo Pio X de Sales

aes

Nélson Ferreira Martins Theodoro Vieira da Silva Vinicius Galba Capone

Departamento Jurídico

Chefe do Departamento : Francisco Luiz de Bessa Leite

Adílson Faria

Dario Délio Cardoso

Eluf Gadia

Elza Maria de Jesus e Carvalho João Maria Cavalcante de Sousa José de Lourdes Brandão

Júlio Quirino da Costa

Luiz Carlos Ferreira

Francisco Justino

João Luiz de Andrade

José de Almeida Nobre

José Carlos de Lana Tôrres

José Mário Mazzili

José Ramalho Brunet

Miguel Gomes dos Santos

Newton de Lana Sete Tôrres

Pedro Henrique Hangueth Araújo Raimundo Nonato Vieira

Vicente de Paula Pinto

Departamento de Relações Públicas

Chefe do Departamento : Carlos Alberto Quadros

Augusto Gribel

Carlos Magno W. Gonçalves Carolino Maria de Andrade César Prates

Edmundo José de Moraes Neto Eli Furtado de Mendonça Esdras Moraes da Silveira Fausto Chentin Morel

Francisco José Meinberg Gustavo Simoni

Harold de Lima Belém

Isauro Carneiro Filho

Júlio Dias de Queiroz Magdalena Manso Vieira

,Valter Valadares de Castro

Departamento de Compras

Chefe do Departamento : Hélio Moreira dos Santos

Afonso Pena de Araújo Aurélio Costa Neto

Arlita Passos de Carvalho

Arlete da Silva Queiroz

Francisco Adalberto Rocha Francisco de Assis Mauro Ribeiro Francisco Muniz Junior

Herbert Martins Costa Hilka Jumqueira Bastos Israel Rodrigues da Silva João Fernandes Filho Jorge Otero Peixoto

Aracy de Sousa Coutinho

Carlos Romeiro

Adalgisa Yacones Ferrari Antônio Luiz de Almeida Barroso Ernesto Augusto Freitas Neto Expedito de Holanda Cavalcante Gerbo Carretero

Jaques Teixeira Guimarães José Jorge dos Santos

José do Prado Pereira Odilardo de Oliveira Costa Eurides Pagliari

Otaviano Teixeira Coêlho Yara Rasmunsen Schuetze

Helena Isaacson Carneiro Felipe Geny Saliba de Araújo

Tomaz Vilanova Monteiro Lopes Samuel Crispiano dos Santos

Departamento de Estudos e Planejamentos Agrícolas

Chefe do Departamento :

Ruy de Figueiredo Malta

Anísia Teixeira de Souza Antonieta Teodoro

Braulina Mendes de Carvalho Carlos Augusto Soares Elymar Pontes

João Queiroz Júnior

Kazuias Nakazato Lacialberto Carneiro Leocádio de Assis Gouvêa Luiz Carlos Pimenta Neto Mário Daza Gronebold Miguel Mendes Neto Mílton Pereira da Costa Rubens Madella

Departamento de Terras e Colonização

Chefe do Departamento :

L uiz Julião Braga

Alaide Casemiro Chagas Bezerra Aluísio de Sousa Carvalho

Antônio Luiz de Sousa Mello Júnior Carlos Benevenuto Pereira da Silva Conceição Mendes

João de Sá Guimarães Neto Jorge Corrêa Varrela

Jorge Miguel Filho

José Boitone de Carvalho e Silva José Pedro de Alcântara

José Umbelino de Sousa Levy Batista de Carvalho Maria Amélia Gomes Maria do Céu Lacerda Maurício Dutra de Moraes Miécio José Quintão

Mílton Cavalcante do Nasciment Nílton de Jesus Araújo

Paulo Guilherme Vieira da Silva Raimundo Roberto da Silva

Ruy Barbosa de Paiva Toshio Nakazato Vsevolod Tarapanoff Mário Chiarini Raimundo Bezerra Teles

Divisão de Divulgação Chefe da Divisão : Nonato Silva

Aracy de Freitas Coutinho Armando Ivo de Carvalho Abreu Deyse Pôrto

Décio Daddario

Henrique Iório de O. Filho Horácio Alves Mendes

Erasmo Martins Pedro

Jayme Rodrigues Siqueira Joaquim Ribeiro Viegas

José Maria da Costa Santos

Nélio Francisco Tavares Pinheiro Pitris Carlos Augusto A. da Cost Poesia de Gonçalves Campos Seixa Tibúrcio Bispo Pereira

Pedro Andrade Gomes

Paulo Rehfeld

Divisão do Pessoal Chefe da Divisão : João Efigênio Ferreira

Afonso Celso de A. e Silva Alba Alves Tabanez Alemar Batista Cardoso Alvaro José França Teles Antônio Justino da Silva Antônio Nascimento Rocha Antônio Pereira Damasceno Benedito Jesus dos Santos Bernardo Ramos

Claudimira Silva

Climério França Duarte D’Oliveira Dirceu Alfonso F. D. Tissiani Edmar Assis Ribeiro

Geraldo Vital

Márcio Bruno V on Sperling Dora Martins de Carvalho Jorge Pedro M. Magalhães Mílton Perotto

Nagib Abes Canen

Rolando Luiz Alves da Cruz Segismundo Melo

W altênio Mendes Cardoso Angelo Raimundo de Sousa Asdrúbal de Moraes Andrade Naynor Alcebíades Ferreira Nilo Pereira Nogueira

Departamento Agrícola Vicente Férrer Correia

Alvim Rodrigues Neto Carlindo Ribeiro da Cruz

Edmundo Rabethge

Fernando Cavalcante Sidrin Franklin Lessa

Frederico Guilherme de Holanda Francisco T . O. Freitas

Geraldo Campos

Griselilde de Holanda Borges Guido Taddei

Helkias Lino de Souza

Iracema Mendonça Ribeiro

Ivan Cardoso

Vitorino de Souza

Jaime Campos Saiz

Jesse Soares da Silva

Joaquim Antunes de Figueiredo José Abdias de A. Miranda

José Arcanjo E. Pereira

José Aristóbulo de Castro Filgueiras José de Assis Prado

José Brígido da Silveira

José Cândido Borba

José Correia Filho

José Ferreira

José Ferreira da Silva Filho

José Gaudioso Holanda

Leonídio Gontijo Rezende

José dos Santos P. Júnior

Lúcio Rezende da Silva

Manoel Xavier de Paula

Maria Gomes Florêncio Marciano Gonçalves Diniz Nasser Tufí Nasser Nepomuceno Raimundo da Silva Osmar

Otávio ele Oliveira Tôrres Raul Melges de Andrade Ruy Jácome de Medeiros Sebastião

Severo Ribeiro da Silva Teodolino Teixeira

Tereza Camardella da Silveira Tolendal de Almeida Caixeita Vitalino Salviano

W aldemar Gadelha Filho Waldemar Miranda

Wilson Ruben Rodrigues Maria Cezaria de Jesus

Vicente Monteiro

W alfrido Marcelino dos Santos

Departamento de Produção Industrial

 Benjamim Jacob

Almazor Júlio Martins Armando de Salusse Lussac Hartur Alves de Andrade Clóvis J osaphart Peixoto Eduardo Lomba Tablas Francisco Costa Melenha

Aqui também não podia faltar uma palavra àqueles pioneiros, que se di- rigiram para a região inóspita, a enfrentar as intempéries. Claro que nos referimos aos pioneiros do Nú- cleo Bandeirante, que, por 3 anos, abasteceram e continuam abastecendo a Nova Cidade, cujo capital investido sobe a mais de um bilhão de cruzei- ros.

Os operários, as autarquias, os bancos, os fornecedores e empreiteiros são também objeto de nossa menção.
A todos os bandeirantes de Brasília e a todos aquêles que, por ventura não constem diretamente ou indire- tamente neste registro e nesta mensa- gem, queremos ressaltar-lhes os tra- balhos e o suor vertido no amanho

da maior obra do século XX, a construção da Nova Capital brasileira. Deus recompense largamente a todos.

bottom of page